Jonny Cash / Hurt / Ferir / Legendado PT Brasil

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!

Added by
64 Views
John R. Cash nasceu em 26 de Fevereiro de 1932 na cidade de Kingsland, Arkansas, que em 2010 contava oficialmente com impactantes 447 habitantes.

Pouco sabiam as pessoas ao redor da casa da família Cash que dali surgiria um dos músicos mais importantes e influentes da história da música, o lendário Johnny Cash.

Hoje, dia 12 de Setembro de 2022, completam-se 19 anos desde que perdemos o cantor e compositor aos 71 anos de idade por conta de complicações relacionadas à diabetes.

Do início da carreira até a sua morte, Cash foi um músico verdadeiro e singular, que não tinha medo de expressar as suas convicções na arte que fazia, não se preocupou em agradar os anseios da indústria e chegou a sofrer com o ostracismo por causa disso, mas se reergueu de forma improvável.

A carreira de Johnny Cash começou em 1954 quando ele se mudou para Memphis e começou a tocar ao lado do guitarrista Luther Perkins e do baixista Marshall Grant, conhecidos como Tennessee Two.

O músico foi até o lendário estúdio da Sun Records onde apresentou canções gospel para o produtor Sam Phillips, que ouviu tudo apenas para dizer que não trabalhava mais com música gospel.

Quando Cash soube da “notícia”, apresentou seus próprios sons e ganhou o cara, gravando “Hey Porter” e “Cry! Cry! Cry!” como as suas duas primeiras canções na gravadora.
A partir daí as coisas começaram a andar rapidamente para o cara, que em 1956 lançou o clássico “I Walk The Line” e já começou a mostrar um lado que caracterizaria toda sua carreira: a facilidade com que suas músicas penetravam e se encaixavam em diferentes gêneros musicais.

Durante boa parte de sua carreira Johnny Cash foi visto como a representação do “fora da lei”, o músico que vivia como queria e fazia as suas próprias regras.

Ao usar só roupas pretas por achar que elas eram mais fáceis de se manterem limpas, chegou a ganhar o apelido de “coveiro”, e seus hábitos com álcool e drogas só popularizavam a fama de que seu comportamento era imprevisível e, muitas vezes, explosivo.

Além disso, Cash nunca escondeu que se identificava com as minorias, com aqueles que sofreram na vida e com os que desviaram do caminho acabando nas prisões dos Estados Unidos, tanto que fez questão de gravar um disco [Live At San Quentin] na penitenciária de San Quentin, já que queria entoar seus hinos aos que ali estavam e raramente tinham acesso a qualquer tipo de entretenimento.

Outro lugar marcante na sua carreira foi a prisão de Folsom, que ele descobriu enquanto servia o exército em um filme. Os relatos em vídeo lhe inspiraram a escrever o hit “Folsom Prison Blues” e também o levaram a fazer um show e lançar um disco gravado lá.

Em 1967 ele chegou a ser preso no estado da Geórgia por estar com uma enorme quantidade de medicamentos controlados e se envolver em um acidente de carro. Cash chegou a tentar subornar o policial, que não aceitou o dinheiro, e passou a noite na cadeia em um episódio que depois disse ter mudado a sua vida: “eu comecei a tomar as pílulas e depois eram as pílulas que estavam me tomando

Outro ponto interessante da carreira de Johnny Cash foi quando ele se uniu a amigos talentosos para formar o supergrupo The Highwaymen.

Estavam ao seu lado ninguém mais, ninguém menos do que Waylon Jennings, Willie Nelson e Kris Kristofferson, e juntos eles lançaram três discos de estúdio de sucesso em 1985, 1990 e 1995.

A ligação de Cash com seus colegas foi tão próxima que, além da clara sintonia musical apresentada em discos e shows, quando foi visitar Waylon Jennings no hospital após o amigo ter passado por uma cirurgia no coração, Jennings recomendou que Johnny fizesse o mesmo para ver como estava.

O resultado foi uma cirurgia preventiva de ponte de safena onde Johnny teve lidar com duas questões que marcaram a sua vida: a primeira, dizendo que teve uma experiência de “quase morte” e a segunda de recusar os analgésicos, já que tinha medo de voltar a ficar dependente das drogas.
Uma constante durante toda carreira de Johnny Cash foi o fato de que ele expressava o que pensava em suas canções e transmitia esse pensamento nas performances ao vivo.
Category
Johnny Cash
Commenting disabled.